Mundo

TJ realiza Círculos de Paz para capacitar equipes da Educação Especial

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul está realizando uma série de Círculos de Construção de Paz com as equipes técnicas da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do MS. A ação, promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS e pela Coordenadoria de Psicologia e Serviço Social Educacional da SED/MS, teve sua primeira etapa nos dias 15 e 16 de agosto.

O objetivo da capacitação é proporcionar um espaço de escuta e acolhimento, além do fortalecimento das equipes que vão às escolas subsidiar e acompanhar os estudantes com deficiências incluídos na rede pública de ensino. Participaram do Círculo desta semana os técnicos surdos e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, bem como os técnicos do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista – CEAME/TEA.

Durante o Círculo, todos os participantes tiveram a oportunidade de se expressar e serem acolhidos no espaço estruturado pelos valores e diretrizes de não-julgamento e sigilo. Os participantes surdos se expressaram em LIBRAS e foram acompanhados pelos intérpretes, compartilhando as dificuldades de acesso a serviços básicos devido aos desafios da comunicação e histórias pessoais.

Essa é apenas a primeira etapa da série de Círculos de Construção de Paz que serão realizados nos meses de agosto e setembro deste ano, fortalecendo ainda mais o compromisso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins, com a inclusão e o apoio às equipes da Educação Especial.

Saiba mais – A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado de técnicas, procedimentos e métodos que visam à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflito e violência. Desenvolver as práticas restaurativas no ambiente escolar pode contribuir para práticas educativas voltadas ao exercício do diálogo e ao fortalecimento de vínculos.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação TJMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
Follow by Email