Geral

TCE-MS será uma das sedes do 37° Encontro Nacional das Escolas do Legislativo e de Contas

O encontro terá como tema central a “Educação Legislativa e Cidadania” e será realizado entre os dias 14 e 16 de junho

O plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul vai ser uma das sedes do 37º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). O anúncio foi feito logo após uma reunião nesta quarta-feira, 29 de março, na Corte de Contas entre o presidente, conselheiro Jerson Domingos, o presidente da Abel, Florian Augusto Madruga, a presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, deputada Mara Caseiro (PSDB), da secretária de Recursos Humanos da ALEMS e secretária-geral da Abel, Marlene Figueira da Silva, e do diretor-geral da ABEL, Roberto Eduardo Lamare.

O Encontro terá como tema central a “Educação Legislativa e Cidadania” e será realizado entre os dias 14 e 16 de junho. O evento marcará os 20 anos da Associação e deve reunir aqui na Capital dirigentes das escolas do Poder Legislativo Brasileiro de todo o País.

A deputada Mara Caseiro, presidente da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, agradeceu a recepção da Corte de Contas. “Fomos muito bem recebidos pelo presidente Jerson Domingos que se mostrou acolhedor e um grande parceiro, colocando o TCE à disposição. Vai ser um grande evento, vamos receber escolas de todo o País que vão trazer suas experiências de cidadania, de troca de conhecimento e informações”.

Florian Madruga, presidente da Abel, explicou porque a escolha por Campo Grande para sediar o encontro. “A Associação está completando 20 anos da sua criação e escolhemos a capital sul-mato-grossense para sediar esse encontro porque já fizemos aqui em anos anteriores e houve uma receptividade muito grande. E o dia principal do encontro que terá palestras, apresentações de projetos das Escolas será no auditório do TCE-MS. Tenho certeza absoluta de que nossos associados se sentirão em casa aqui nesse Tribunal”.

Programação

A programação do evento contará com palestras, premiações, homenagens e trocas de experiências. A abertura e o primeiro dia do Encontro serão na Assembleia Legislativa; no dia 16, os trabalhos serão no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Nesse dia, haverá duas palestras durante a manhã e, no período da tarde, apresentações de projetos das escolas legislativas.

No último dia do 37º Encontro da Abel, os visitantes de outros estados terão oportunidade de conhecer o Bioparque do Pantanal. Nesse dia, também haverá lançamento de dois livros: um que trata sobre os 20 anos da Abel e outro uma adaptação do Código de Defesa do Consumidor para crianças e adolescentes. Essa segunda publicação que integrará a coleção “Em miúdos”. Haverá, ainda, entrega do prêmio da Abel para três escolas legislativas vencedoras das categorias “melhor portal”, “melhor projeto voltado à comunidade” e “melhores cursos de capacitação”.

A previsão é que as inscrições para participação no evento sejam abertas na primeira semana de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
Follow by Email