Starlink Brasil vale a pena? Saiba tudo sobre a Internet por satélite
Disponível no Brasil, Starlink oferece Internet via satélite de alta velocidade e baixa latência; guia traz preços, velocidade e informações detalhadas sobre o serviço
Starlinké o serviço de Internet da SpaceX, empresa de Elon Musk. Diferente das demais prestadoras disponíveis no Brasil, o projeto utiliza conexão via satélite para levar Internet de alta velocidade e com baixa latência para os usuários. Como não requer infraestruturas dependentes de cabo coaxial, fibra ótica e afins, a Starlink permite que moradores de regiões mais remotas tenham acesso de qualidade a jogos online e a streaming de filmes e séries, por exemplo. Mas será que o serviço vale a pena para todos?
Para responder a essa pergunta, o TechTudo preparou um guia completo sobre a Starlink. Nas linhas a seguir, entenda em detalhes como funciona a conexão, quais são suas especificações e velocidades. Descubra também quanto custa a Starlink, que já está disponível no Brasil, e como adquirir o serviço.
O que é e como funciona a Starlink?
A Starlink é um projeto fundado em 2015 e vinculado à SpaceX, de Elon Musk. Seu diferencial reside na oferta de Internet via satélite. Isso significa que, para funcionar, a conexão não depende de uma antena que ofereça redes móveis, como 3G, 4G e 5G, ou de infraestruturas dependentes de cabo coaxial, fibra ótica e afins.
O projeto é uma opção justamente para quem vive em lugares remotos. É o caso de residências em zonas rurais que nem sempre têm acesso à Internet cabeada ou sinal de celular disponível, por exemplo. Afinal, com a Starlink, basta o usuário instalar a antena no telhado ou em alguma área aberta, conectá-la ao modem e acessar a Internet.
Apesar de ser uma Internet que utiliza satélites para se conectar, a rede não deixa a desejar. A Starlink informa que a sua constelação de “milhares de satélites” orbita o planeta “muito mais perto da Terra”. Essa condição ajuda a reduzir a latência (atraso na comunicação da rede), um dos maiores gargalos dessa tecnologia.
Quantos satélites tem a Starlink?
A Starlink expande o número de satélites constantemente. Em julho de 2023, por exemplo, a SpaceX lançou mais 48 unidades ao espaço, totalizando mais de 4.700 satélites em órbita. O número pode crescer ainda mais com o passar do tempo, a depender da liberação das agências regulamentadoras.
No geral, os satélites da Starlink permanecem em órbita por cerca de cinco anos. O site especializado Andoid Authority explica que, quando as unidades chegam ao fim de sua vida útil, elas são dirigidas em direção à Terra para que sejam destruídas na atmosfera.
Qual a velocidade da Internet Starlink?
A velocidade da Starlink depende de uma vasta gama de fatores, como condições meteorológicas e a presença de equipamentos que possam causar interferência nos arredores. Além disso, a empresa limita a velocidade para os usuários a depender da região e do plano escolhido.
No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, a Starlink ofereceu velocidades de download “em torno de 100 Mbps” para um plano residencial. Já na página para negócios, a companhia aponta que, com a prioridade de rede, os usuários podem esperar download de até 220 Mb/s, upload de até 25 Mb/s e latência de 25 a 50 ms.
Por Bruno De Blasi para o TechTudo