Futuro

Semed promove Seminário para Professores que participaram de formações continuadas na Reme 2023

A Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite desta quinta-feira (23), no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho (Cefor), o seminário “Diálogos Formativos: Práticas de Língua Portuguesa e Matemática nos 4º e 5º anos”, que tem por objetivo encerrar as formações continuadas do ano de 2023, bem como dar visibilidade às atividades realizadas pelos professores desse segmento, a partir dos conteúdos estudados nas respectivas formações ao longo do ano letivo.

A Professora Maila Marcato  atua na escola municipal Professora Iracema  de Souza Mendonça e deu abertura aos trabalhos da noite fazendo um relato de caso da importância das formações ao longo do ano, os conteúdos aprendidos nas formações que eram aplicados aos alunos na unidade escolar, salientando o método “Americano de divisão ”, que consiste em favorecer o pensamento crítico na resolução de problemas.

“Esse método faz com que os alunos desenvolvam experiências próprias, a maneira como cada um visualiza cada questão”.

A chefe da Divisão de Ensino Fundamental e Médio Ana Ribas destacou a importância do encontro para os professores. “O encontro foi pensado para que professores que tiveram os estudos em dias diferentes, pudessem ter esse momento de partilha com outros grupos”.

Para Ana Dorsa Superintendente de Gestão das Políticas Educacionais, o novo formato das formações foi o grande diferencial. “Os encontros de formação foram desenvolvidos de maneira que os professores pudessem compartilhar experiências entre si e também com os professores formadores, e a partir disso pudemos ver grande envolvimento dos participantes”.

A palestrante da noite foi a professora Drª Marilena Bottar graduada em Matemática, mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (UNB), doutora em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier/Grenoble I (França) e pós-doutora em Educação Matemática pela Universidade Grenoble-Alpes, que ressaltou a importância das formações focadas nas necessidades dos professores de acordo com suas demandas. “Se eu vier aqui e palestrar duas horas de coisas que acho importante, pode não ter significado para eles, mas quando desenvolvemos esse momento buscando a necessidade de cada grupo, podemos ver que a construção do conhecimento vai acontecendo”.

Desde o mês de Abril desde ano, o grupo teve 5 encontros, de maneira híbrida e proposta de interação, com foco no SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
Follow by Email