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“Rota Bioceânica coloca MS no epicentro do desenvolvimento do Brasil”, diz Paulo Corrêa

Parlamentar também reforçou integração com Paraguai, Chile e Argentina

“É um momento extremamente importante do ponto de vista político e de integração com o Paraguai, Argentina e Chile. A Rota Bioceânica foi sonhada 40 anos atrás e hoje se torna realidade, com a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, ligando Porto Murtinho a Carmelo Peralta”, avaliou o 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB).

O ex-presidente da Casa de Leis assinou, nesta quinta-feira (21), o ato que formaliza a criação da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica, grupo de trabalho independente, composto por deputados estaduais, responsável por acompanhar de perto cada detalhe sobre o andamento das obras.

Histórico, o evento contou com a presença dos ex-presidentes, do Brasil, Michel Temer, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, do ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República e Conselheiro da Itaipu, Carlos Marun, da ministra do Planejamento, Simone Tebet, além do governador Eduardo Riedel e seus antecessores, Reinaldo Azambuja e André Puccinelli.

“A ponte sobre o Rio Paraguai já está 30% concluída, o Paraguai licitando o último tramo entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, que são 220 km aproximadamente, transformando esse sonho em realidade, que coloca Mato Grosso do Sul no epicentro do desenvolvimento do nosso Brasil”, afirma Corrêa, cidadão murtinhense.

O parlamentar fala, ainda, do simbolismo da presença dos ex-presidentes Michel Temer e Mario Abdo Benítez, no Parlamento Sul-mato-grossense. “Foram eles que assinaram, em conjunto, o convênio que possibilitou que estivéssemos vivenciando esse dia histórico, não só para Mato Grosso do Sul, mas para toda América do Sul, e eu estou muito feliz de ser deputado nesse momento maravilhoso”, disse.

Com a nova rota comercial que liga Brasil, Paraguai, Chile e Bolívia por via terrestre, “Mato Grosso do Sul terá um salto de qualidade na venda de mercadorias para a Ásia, nosso principal consumidor, com a economia de 14 mil quilômetros de hidrovia, que significam 14 dias a menos de frete com possibilidade de tocar em linha reta”, comemorou o tucano.

Integração

O governador Eduardo Riedel apontou a integração entre o Mato Grosso do Sul e os países da América do Sul que compõem a rota.

“Quero aqui cumprimentar o presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez, porque ele tomou uma decisão lá atrás de pavimentar 500 quilômetros no Chaco Paraguaio. Também rendo minhas homenagens ao presidente Michel Temer e Carlos Marun pelo trabalho realizado. Ainda temos muito a assistir como relações diplomáticas, fast-track e melhoramento das relações das alfândegas para que a rota funcione bem. Então, esse processo é uma construção diária de todos os protagonistas políticos que fazem parte do momento da história”, disse.

Na avaliação do ex-presidente Michel Temer, a Rota também intensificará a integração entre Brasil e Paraguai. “As terras da rota saindo daqui para a Carmelo Peralta já estão valorizadas e será uma rota turística extraordinária que incrementará muito o turismo entre Brasil e Paraguai. Somos já países irmãos e nos fraternizamos mais e, neste momento, há uma concretização disso”, destacou.

Para Mario Abdo Benítez, o novo corredor comercial tem potencial para se tornar o novo Canal do Panamá. “Este corredor bioceânico, que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, mudará para sempre a configuração logística da nossa região e permitirá que todos os países sejam protagonistas do acesso para grandes mercados de uma forma mais competitiva”, relembrou.

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet reforçou o trabalho do Governo Federal para melhorar a infraestrutura rodoviária, ferroviária e aduaneira.
“O que faltava era a ponte, e na época do governo do presidente Michel Temer, com a ajuda do nosso ministro que foi muito atuante, lá junto a Itaipu, nós conseguimos 85 milhões de dólares para a ponte. Agora, em outubro, já começa o processo de licitação dessa alça, que deve terminar em abril e, a partir daí, nós teremos condições de dar a ordem de serviço, acredito que já na primeira semestre de 2024”, adiantou.

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