Presidente do TJ participa do VIII Consepre em Manaus
Começou nesta quarta-feira (8), o VIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Manaus (AM). Acompanhado do juiz auxiliar da presidência César Castilho Marques e do juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, diretor da CPE, o Des. Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, representou a justiça sul-mato-grossense.
A solenidade foi realizada no Teatro Amazonas, no Centro Histórico da capital amazonense, e o ministro Mauro Campbell Marques (STJ), diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), respondeu pela palestra de abertura, no formato virtual.
O presidente do Consepre, Des. Carlos França, destacou a importância do encontro em terras amazônicas. “O Poder Judiciário sairá mais fortalecido. Nossa responsabilidade é imensa e estou certo de que o debate de elevado nível e a troca de experiências resultarão no oferecimento de um melhor serviço à sociedade”, salientou.
Com presença dos presidentes e representantes dos Tribunais de Justiça dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, o VIII Consepre será realizado até amanhã(10). Nos três dias de trabalho, os participantes discutirão temas como a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário nacional, entre outros assuntos.
Programação – Nesta quinta-feira, no plenário do TJAM, o evento prosseguiu com a apresentação do juiz auxiliar da presidência do TJAM, Igor Campagnolli, sobre o tema ‘Juiz de Garantias: Caminhos Concretos para a Implementação’.
A seguir, a convite da presidente do TJAM, Desa Nélia Caminha Jorge, o juiz diretor da CPE do TJMS, Olivar Augusto Roberti Coneglian, falou sobre as ‘Centrais de Processamento e Unidades de Processamento Judicial’.
Na programação estava ainda uma apresentação da inteligência artificial da Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural (Berna), desenvolvida pelo TJGO; uma reunião reservada aos presidentes dos Tribunais de Justiça; uma reunião de trabalho dos juízes auxiliares e assessores dos Tribunais, além de uma apresentação sobre ‘Precatório’.
Amanhã (10), os trabalhos começam com o tema ‘Poder Judiciário Disruptivo e Inteligência Artificial’, da redação da Carta de Manaus e da palestra de encerramento, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que falará sobre ‘O Direito Digital e o Sistema de Justiça no Brasil’.
Secretaria de Comunicação TJMS