Parceria do TJMS e TCE arrecada livros para adolescentes de Uneis
O objetivo da ação é promover a leitura como forma de desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas
Uma parceria inédita do Tribunal de Justiça com o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul dá início a uma campanha de arrecadação de livros para serem destinados às Unidades Educacionais de Internação (Uneis) do Estado. O objetivo da ação é promover a leitura como forma de desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O projeto é uma idealização da Coordenadoria das Varas de Execução de Medidas Socioeducativas (COVEMS).
Na manhã desta terça-feira (30), a juíza e colaboradora da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMS, Katy Braun do Prado, esteve na Corte de Contas conhecendo o espaço criado para receber os livros doados. Na visita, ela representou a supervisora da COVEMS, desembargadora Elizabete Anache. “Estamos muito felizes dessa parceria com o TCE-MS na arrecadação dos livros que serão destinados a esses adolescentes das Uneis. E o Tribunal de Contas, abrir esse espaço para que os seus servidores contribuam com esses livros vai ajudar, com certeza, na transformação da vida desses adolescentes”.
Em apoio a Campanha, a equipe de Comunicação do TCE-MS criou um espaço para a arrecadação e desenvolveu também um material específico de auxílio aos servidores na escolha dos títulos que podem ser doados.
Para isso, o servidor vai apontar o celular para o QR Code que contém uma lista com sugestões de livros, adequados para a faixa etária dos adolescentes que estão nas Uneis, entre 12 completos e 21 anos completos , sendo a maioria entre 16 e 18 anos.
Os livros devem ser encaminhados à Diretoria de Comunicação do TCE-MS e o servidor receberá, em troca, um marcador de livros especial, criado pela equipe de publicidade da Corte de Contas.
Na visita, a juíza Katy Braun esteve acompanhada da assessora técnica da Coordenadoria de Execução de Medidas Socioeducativas do TJMS, Ana Maria Assis de Oliveira. Elas também foram recebidas pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, que destacou a importância do projeto. “A ideia é resgatar a história, valorizando os livros que temos em casa e ofertar para esses adolescentes que integram as Uneis. Mais uma parceria do TCE com o TJMS, e que será de grande valia para esses adolescentes e à sociedade”.