GeralMundo

Para aumentar cura, Câmara quer criar Política de Atenção à Oncologia

Para aumentar cura, Câmara quer criar Política de Atenção à Oncologia

Na sessão ordinária da próxima terça-feira (24), os vereadores de Campo Grande irão discutir e votar, em primeira discussão, o projeto de lei n. 11.319/24, que cria a Política Municipal de Atenção à Oncologia Infanto Juvenil. De autoria do vereador Victor Rocha (PSDB), a proposta tem o objetivo de aumentar a os índices de cura e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer

As medidas beneficiarão crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Entre as ações previstas no texto estão a “definição dos serviços atualmente habilitados em oncologia pediátrica”, a “implantação de serviço de teleconsultoria para apoio ao diagnóstico precoce e acompanhamento clínico” e “monitoramento contínuo dos serviços prestados”.

O projeto ainda traz como objetivo promover a capacitação dos profissionais sobre os protocolos de tratamento, conscientizar a rede escolar e a comunidade em geral sobre o assunto e incluir o tratamento paliativo como forma de amenizar os sintomas para o paciente.

Na justificativa, o tucano aponta que o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. “No Brasil ainda há necessidade de melhorar os resultados, pois muitas crianças chegam ao centro de tratamento com doença avançada”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
Follow by Email