MS é o estado que mais oferece incentivo para veículos a gás natural
Em junho deste ano, Governo do Estado lançou Política de Incentivo ao uso do GNV
Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados que oferecem descontos em impostos aos motoristas que usam GNV (Gás Natural Veicular), segundo dados da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado). Além disso, Mato Grosso do Sul é o único que mais oferece benefícios.
No ranking também estão os estados de Alagoas, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
Em junho, o Governo do Estado lançou a Política de Incentivo ao uso do GNV, que inclui redução na alíquota do ICMS de 17% para 12%, isenção total do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por tempo indeterminado e a isenção de taxas de vistoria e documentação cobradas pelo Detran-MS e das taxas de serviço no processo de conversão dos veículos.
As novas conversões receberão ainda voucher de R$ 1 mil para abastecer. A expectativa é de beneficiar 7 mil motoristas no Estado.
Outros estados – Em Alagoas, a alíquota do IPVA cai de 3,5% para 1,5%; Minas Gerais dá isenção total no IPVA no ano da compra do carro zero e no ano seguinte, desde que o kit GNV venha instalado de fábrica.
Já no Paraná e no Rio de Janeiro também há redução na alíquota do IPVA, de 3,5% para 1% e de 4% para 1,5%, respectivamente.
Benefícios – Conforme explica o diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, o incentivo ao uso do gás natural tem impacto significativo na redução da poluição urbana.
“Isso pode ser comprovado em Madri, na Espanha. A migração da frota de ônibus de diesel para gás natural, entre outras medidas, fez com que a capital espanhola finalmente reduzisse seus níveis de poluição atmosférica aos padrões exigidos pela Comunidade Europeia”, afirma.
O uso do GNV reduz em 85% a emissão de materiais particulados despejados no ar pelos veículos a diesel, que são nocivos para a saúde.