Helicóptero de MS entra em ação no combate a incêndios florestais em Manaus
Capital amazonense atravessa pior outubro de incêndios em 25 anos, com a cidade tomada por fumaça
Helicóptero de Mato Grosso do Sul equipado com um “bambi-bucket”, espécie de cesto para despejar a água, está desempenhando um papel vital no combate aos incêndios florestais que assolam Manaus, capital do Amazonas. A aeronave foi emprestada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) no final de setembro, em um gesto de solidariedade entre estados. A ajuda veio em um momento crítico, visto que Manaus enfrenta um outubro marcado por incêndios sem precedentes.
Com a eficácia do controle de incêndios alcançada em Mato Grosso do Sul, o empréstimo da aeronave não afeta as operações de monitoramento no estado de origem.
“Como nós já recebemos apoio também de estados vizinhos, o governador Riedel decidiu retribuir a ajuda. Neste momento, como não está sendo necessário o emprego, já que estamos combatendo os nossos incêndios com as nossas aeronaves e equipamentos, então o ‘bambi-bucket’ vai ser disponibilizado junto com um helicóptero, sem prejuízo para o monitoramento em Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, ao anunciar o empréstimo.
Asimagens divulgadas pelo titular da pasta de Segurança Pública de MS mostram a eficácia do “bambi-bucket” em ação. A aeronave recolhe água de um lago e a despeja nos locais onde ainda persistem focos de incêndio na floresta, auxiliando os esforços das equipes de combate.
Calamidade em Manaus – A Capital amazonense enfrenta o pior outubro de incêndios em 25 anos. A cidade de dois milhões de habitantes foi tomada por ma densa camada de fumaça, afetando gravemente a saúde da população.
Além do helicóptero de Mato Grosso do Sul, o governo federal anunciou ontem (13) o envio de mais dois helicópteros e 149 brigadistas adicionais para reforçar o combate ao fogo na região. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Manaus registrou 2.770 focos de incêndio ativos no último mês, representando um aumento de 154% em relação ao mesmo período de 2022.