Escolas da REME terão programa de treinamento esportivo adaptado e inclusivo
As escolas municipais de Campo Grande terão o Programa de Treinamento Esportivo Adaptado e Inclusivo, conforme sanção da lei n. 7.053, publicada nesta quinta-feira (18). O Programa é destinado aos estudantes com deficiência regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino (Reme) do município de Campo Grande.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o programa tem o intuito de promover a iniciação e prática esportiva dos alunos com deficiência integrantes da Reme, oferecendo o aprendizado e a prática de modalidades esportivas paraolímpicas aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); apoiando a participação de equipes e atletas com deficiência em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais; proporcionando o desenvolvimento físico, mental e social dos alunos com deficiência, por meio da prática esportiva adaptada; promovendo e consolidando a prática do treinamento esportivo adaptado como direito social guiado pelos princípios da democratização e inclusão social, valorizando a acessibilidade, intersetorialidade e multidisciplinaridade das ações esportivas.
O programa será de adesão voluntária pelas escolas públicas municipais, devendo ser realizado no contraturno das aulas regulares sob a organização da Reme. O município poderá realizar parcerias com instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover a democratização do esporte adaptado.