Destaque

Em encontro com ministros, Riedel enfatiza importância de PPA

Reunião do Plano Plurianual, que almeja ouvir os estados, ocorreu neste sábado (17) na Capital

Mato Grosso do Sul sediou neste sábado (17), em Campo Grande, a 12ª plenária para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), encontro promovido pelo Governo Federal com vistas a incorporar as prioridades indicadas da sociedade civil no PPA Participativo 2024-2027. Ao todo, serão realizados 27 encontros nas unidades da federação, com previsão de término em 14 de julho deste ano.

Participando do encontro na Capital, a qual foi realizada no Teatro Glauce Rocha – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, estiveram presentes os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), além do governador do Estado, Eduardo Riedel.

As plenárias têm como objetivo proporcionar espaço à sociedade civil organizada, para debater políticas públicas prioritárias para o País e suas regiões, colhendo propostas para os próximos quatro anos. Recebendo o movimento, que representa 15º encontro, Riedel citou sobre a importância do evento.

“Os ministros são sempre bem-vindos em MS. Para o nosso Estado, é muito importante a realização dessa caravana do PPA aqui em nossa região. Eu estive olhando e analisando atentamente as diretrizes, as propostas e o plano estratégico do Governo Federal, e nós temos muitas aderências. Eu me comprometi com os ministros, de enviar para o Governo aquilo que o Estado pode solicitar, ter aderência, ter sinergia positiva com relação as prioridades de MS. Poder fazer essa ‘ausculta popular’ na Capital, poder ouvir segmentos organizados da sociedade para contribuir com o PPA é importante”, destacou ele.

De acordo com Simone Tebet, a principal mensagem das plenárias é dar voz a todos. “Especialmente na minha terra, Mato Grosso do Sul, essa ação é muito importante. Depois de quatro anos sem planejamento, o Brasil gastando muito e gastando mal, uma das nossas primeiras ações na atual gestão foi recriar o Ministério do Planejamento. Sem planejamento o país gasta muito, e errado. As políticas públicas não chegam lá na ponta para quem mais precisa. Nós queremos o pobre no orçamento, queremos dar condições a todos. Estamos percorrendo os 27 estados da federação brasileira para ouvir da sociedade, dos conselhos, dos representantes dos movimentos, qual Brasil vocês querem para os próximos quatros anos”.

Na ocasião, o ministro Márcio Macêdo ressaltou que o movimento simboliza a reconstrução do país. “É um recomeço da politica federativa do Brasil, de uma relação civilizatória que possa estar conjuntamente recuperando os equipamentos democráticos do país, e ação conjunta dos governos. O que está em jogo é o destino do Brasil e do nosso povo”, afirmou.

A ministra Cida Gonçalves detalhou mais sobre o PPA. “Isso representa a garantia da democracia. Estamos trabalhando para que esse governo dê certo, dê bons resultados para o povo brasileiro. São nas cidades, nos municípios que as políticas se tornam realidade, e é por isso que estamos visitando os estados por todo o Brasil”, finalizou ela.

Recebendo as caravanas, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, esteve presente e conversando com os ministros. Até o próximo dia 14 de julho, serão realizados encontros em todos os estados e no Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
Follow by Email