Corumbá encerra mês da adoção com sessão solene na Câmara de Vereadores
Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, realizou-se em Corumbá a sessão solene na qual o Poder Legislativo Municipal congratulou personalidades em razão dos relevantes serviços prestados em prol da adoção no município.
Desde 2019, o Município conta com Lei que instituiu a Semana Nacional da Adoção, que visa justamente trazer a reflexão sobre a temática.
Segundo o juiz da Vara da Infância de Corumbá, Maurício Miglioranzi, muito se questiona sobre o motivo pelo qual “a conta não fecha”, referindo-se ao maior número de crianças e adolescentes aptos à adoção e o número de pretendentes.
Sobre o tema, o magistrado explica que o perfil eleito pelos adotantes é o que justifica o cenário, vez que a expressiva maioria dos adotantes buscam crianças com idades inferiores a cinco anos, ao passo que a grande maioria dos adotandos superam os oito anos de idade.
No Brasil, a divulgação da temática tem levado à redução desse descompasso, com a concretização de adoções bem-sucedidas inclusive de adolescentes. Ainda é fato, porém, que “crianças tornam-se adultas no âmbito dos acolhimentos país afora”.
Em tempos de ampliação da solidariedade, o Projeto Padrinho do TJMS é uma ferramenta que contribui no direito à convivência social e comunitária. Seja como padrinho afetivo, financeiro, prestador de serviços, pessoas da comunidade podem ser parceiras das instituições de acolhimento.
Durante a sessão solene, também fizeram uso da palavra o presidente do Grupo de Apoio à Adoção do Pantanal (GAAP), Cleverson Gonçalves da Costa; o vereador Manoel Rodrigues, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete.
Foram homenageados pelos relevantes serviços prestados em prol da adoção, Cleverson Gonçalves da Costa, Wilson da Silva Maria, Luiz Felipe Dorileo Gomes da Silva, Juciane Azarias dos Santos, Elson Moreira, Matias da Silva, Greice Oliveira de Carvalho Moreira, Maurício Cleber Miglioranzi Santos e Simone Scaffa Gomes da Silva.Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br