Mundo

Conselho da OAB define seis nomes para indicação à vaga do TRF-3

Os nomes serão encaminhados para o Tribunal Regional Federal, que reduzirá as listas para duas tríplices

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) anunciou, em uma sessão extraordinária do Conselho Pleno realizada neste domingo (10), os nomes das listas sêxtuplas que serão encaminhadas ao TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) para o preenchimento de duas vagas destinadas à advocacia nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A primeira vaga, decorrente da aposentadoria do desembargador federal Newton De Lucca, teve os seguintes escolhidos e seus respectivos votos: Marcos Moreira de Carvalho (27 votos), Luciani Coimbra de Carvalho (27 votos), Verônica Abdalla Sterman (27 votos), Fernando Olavo Saddi Castro (26 votos), Claudia Bossay Assumpção Fassa (26 votos) e Luiz Henrique Volpe Camargo (26 votos).

Para a segunda vaga, criada pela Lei nº 14.253/2021, foram definidos os seguintes nomes e votações: Luiza Nagib (28 votos), Gabriela Shizue Soares de Araujo (28 votos), Mario Luiz Delgado Régis (27 votos), Rita Maria Costa Dias Nolasco (26 votos), Rodrigo Dalpiaz Dias (26 votos) e Ademar Chagas da Cruz (26 votos).

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, parabenizou todos os escolhidos e desejou sucesso aos candidatos. Ele ressaltou a importância do compromisso assumido pelos futuros ocupantes das vagas, não apenas com a advocacia brasileira em geral, mas especificamente com a advocacia dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A próxima etapa consistirá no encaminhamento dos nomes escolhidos para o TRF-3, que reduzirá as listas para duas tríplices. Após essa fase, caberá ao presidente da República a escolha dos novos desembargadores do Tribunal.

No total, 14 candidatos tiveram suas inscrições deferidas para a seleção. Durante a sessão, cada candidato teve a oportunidade de fazer uma apresentação pessoal de três minutos, seguida por uma sabatina de igual duração. A comissão de arguição foi composta pelos conselheiros federais José Noronha, Cláudia Lopes Medeiros e Ariana Garcia, enquanto o procurador-geral do Conselho Federal da OAB, Ulisses Rabaneda, conduziu o procedimento.

O Pleno deliberou pela realização de apenas uma sabatina para as duas listas, uma vez que todos os candidatos se inscreveram para ambas. Durante a arguição, foram avaliados conhecimentos dos candidatos sobre temas como perspectiva de gênero, majoração de honorários, Quinto Constitucional, inteligência artificial, funcionamento virtual da Justiça, prerrogativas da advocacia, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
Follow by Email