Seminário no TCE-MS segue com palestra “O vereador do século 21”
Como explicou pela manhã o presidente da UCVMS, Jeovani Vieira, este é o primeiro seminário pós-pandemia, e, de acordo com ele é de suma relevância a realização do evento porque muitos vereadores estão em primeiro mandato.
Sem formalidades, o instrutor contou algumas experiências para melhor ilustrar a importância do trabalho do vereador para a sociedade, suas atribuições no legislativo municipal. “O tema foi uma ideia minha porque vocês estão acostumados a ouvir questões técnicas, como: o que pode e o que não pode fazer?; como é paga a diária?; vereador tem férias?; como faz um projeto? A visão do evento é qualificá-los cada vez mais, e o Tribunal de Contas sob a gestão do presidente Jerson Domingos, tem como prioridade a orientação, o esclarecimento aos senhores, principalmente aos vereadores que estão em primeiro mandato, e que são muitos aqui hoje”, esclareceu Tércio Albuquerque que ainda completou.
“O que se espera do perfil de um vereador do século 21? Alguém que esteja conectado, envolvido com a atualidade do mundo, não mais somente da sua região, da sua cidade do seu bairro ou distrito, alguém que consiga interpretar e trazer para as câmaras municipais como transformar o lugar onde vive num lugar aprazível, que tenha respeito a questão ambiental, a questão da saúde, da educação, que acompanhe o crescimento e o desenvolvimento do seu lugar de origem, isso é o que se espera de um vereador do século 21”, ressaltou.
1º Mandato
Como explicou pela manhã o presidente da União das Câmaras de Vereadores, Jeovani Vieira, este é o primeiro seminário pós-pandemia, e, de acordo com ele é de suma relevância a realização do evento porque muitos vereadores estão em primeiro mandato.
Como a vereadora de Chapadão do Sul, Professora Almira, que está em seu primeiro mandato e revelou que a experiência em ser vereadora está sendo desafiadora. Ela que é cadeirante, conta que foi excelente ter vindo para Campo Grande participar do seminário.
“A capacitação é muito importante porque ela está dando a base para eu trabalhar por minha cidade. E, como mulher o desafio é grande, como deficiente é ainda mais, isso acaba gerando uma certa ansiedade, um medo, insegurança, mas, quando você vem para um curso desse, começa a perceber que existe um monte de possibilidade como parlamentar. Estou muito feliz em participar, foram duas palestras excelentes que tivemos neste primeiro encontro, uma pela manhã com o nosso vice-governador, Barbosinha e a outra agora a tarde com o Dr. Tércio, excelente, ele nos deu uma base e uma fundamentação do que é ser um vereador de verdade”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Ladário, Denilson Fernandes conta que o seminário tem sido muito importante, não só para ele mas para todos os vereadores que estão participando. “Na palestra desta trade o professor Tércio nos explicou que o vereador tem que ser mais atuante e mais compromissado com a população, isso é de muita valia para cada um de nós, principalmente aqueles vereadores que estão no primeiro mandato como eu. Cada um de nós vamos levar experiências positivas para o nosso município”.
Vereadora por Anastácio em seu primeiro mandato, Professora Vilma Ferreira, explica que o momento é de grande valia. “São conhecimentos básicos, para que possamos levar para a nossa cidade e para colocarmos em prática lá, e estamos assimilando todos os conhecimentos que estamos adquirindo desde hoje de manhã aqui no seminário”.
Vereador em Anastácio, Joel José de Lima Nascimento, conta como está sendo sua experiência na capacitação. “Já participei de vários seminários, mas este ficou marcado por ser aqui no Tribunal de Contas, foi de bom proveito e fico feliz em estar participando”.
O vereador de Rio Negro, Ismael Nascimento, destaca que a capacitação está sendo valiosa porque é a primeira vez que ele vem a Corte de Contas. “Estamos aprendendo bastante, primeiro tivemos a oportunidade de ouvir o experiente vice-governador que nos deu uma aula de legislação no início da manhã, e agora está sendo muito bom e importante com o instrutor do TCE-MS, só perde quem não pode vir para cá”, ressalta Ismael que também agradeceu ao presidente Jerson Domigos a oportunidade em ter aberto as portas do TCE para a capacitação.
“Uma proposta de gestão diferente. O que ele está propondo é totalmente diferente do que estamos acostumados a ver, que ao invés de repressão, ela é de orientação, de ajuda, mais para ajudar do que nos oprimir, estamos aqui sendo alertados e aprendendo muito”, finalizou.
A programação do seminário segue até sexta-feira (24) com a palestra “O Ministério Público é o Poder Legislativo na Proteção do Patrimônio Público Municipal”, que será ministrada pelo Procurador de Justiça Humberto Lapa Férri.
Por TCE MS