Encontro de Procons: debates fortalecem rede em defesa do consumidor de MS
Durante três dias em Rio Brilhante, município distante 162 quilômetros de Campo Grande, servidores de Procons municipais de Mato Grosso do Sul debateram ações integradas que possam fortalecer a rede de orientação e defesa dos consumidores no Estado.
Na pauta, entre os dias 27 e 29 de maio, estiveram os serviços financeiros, energia elétrica, assim como superendividamento, proposta de pesquisa de preços integrada e solução para o atendimento das demandas de telefonia.
O XXIII Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do sul foi promovido pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Prefeitura de Rio Brilhante, com organização conjunta do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e Procon Rio Brilhante.
Experiências e inovação
Procurador municipal no Procon Dourados, Lenilson Almeida da Silva compartilhou com os participantes a experiência local na tramitação e julgamento dos processos administrativos.
Coordenadora da Ouvidoria da Claro, Camila Bernardes apresentou um totem de atendimento da empresa que permite atender de forma exclusiva a demanda do consumidor nos Procons. A ferramenta, adotada desde 2020, hoje está presente nos Procons Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Todas as interações são monitoradas a fim de garantir a eficácia do atendimento.
Pesquisa ampliada
O Procon/MS aproveitou o encontro para convidar as instituições municipais a colaborar no processo de pesquisa de preços. A ideia consiste em coletar e tratar dados por regiões, a fim de ampliar o serviço hoje ofertado. Sua implementação será coordenada pela UORP (Unidade de Orientação e Pesquisa).
Ações conjuntas
No evento o presidente da FNCE (Frente Nacional dos Consumidores de Energia), Luiz Eduardo Barata, reforçou a necessidade dos Procons estarem integrados aos debates sobre o setor de energia elétrica quanto ao seu custo, necessidade de reforma do segmento, reavaliação dos subsídios concedidos e a efetiva participação dos consumidores na renovação das concessões.
Grupos de trabalho formados pelos participantes listaram ainda itens de melhoria na relação com a empresa concessionária Energisa, cobrando desta um atendimento mais qualificado.
“Nesta edição ampliamos o diálogo, listamos pontos de melhoria e alinhamos estratégias de ação para que juntos tenhamos mais eficácia na defesa dos direitos consumeristas”, pontua o secretário-executivo do Proco/MS, Angelo Motti. “Em nosso próximo encontro, previsto para novembro, vamos mobilizar também os prefeitos eleitos e reeleitos para compreender nosso trabalho e buscar seu apoio”.
Comunicação Procon/MS