Conmebol libera seleções para convocarem até 26 jogadores para a Copa América
As 16 seleções que vão disputar a Copa América nos EUA, a partir do mês que vem, poderão inscrever até 26 jogadores no torneio. O número mínimo continua sendo 23 atletas.
O técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, já anunciou sua lista de 23 convocados para a competição – e agora, se quiser, vai poder chamar mais três jogadores.
Antes da estreia na Copa América (no dia 24 de junho, contra a Costa Rica) o Brasil disputa amistosos contra o México no dia 8 de junho e contra os EUA no dia 12.
Numa reunião realizada em Bangkok, na Tailândia, o Conselho da Conmebol decidiu ampliar o número máximo de atletas convocados de 23 para 26.
A exemplo do que fez a Uefa com a próxima Euro – que será disputada paralelamente à Copa América – a Conmebol também limitou a 23 o número máximo de pessoas no banco de reservas em cada partida.
Assim, cada seleção está livre para decidir como ocupar as vagas. Por exemplo: quem convocou 26 jogadores e quiser levar todos os 15 reservas para o banco, só poderá ter oito integrantes da comissão técnica no banco.
Quem quiser aumentar a presença de membros da comissão técnica terá que reduzir a presença de jogadores. A soma nunca pode ultrapassar 26. Ninguém pode levar menos do que sete jogadores ao banco de reservas por partida.
A Conmebol também aceitou uma proposta da CBF de esticar para o dia 15 de junho o prazo para a apresentação da lista definitiva dos jogadores inscritos na Copa América.