Magistrados de MS participam do XV Fonavid em Porto Alegre
A cidade de Porto Alegres está sediando o XV Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar (Fonavid). Representando MS estão os juízes Jacqueline Machado, Helena Alice Machado Coelho, Mariana Rezende Ferreira Yoshida, Luciano Pedro Beladelli e Aluízio Pereira dos Santos, além da Desa Jaceguara Dantas da Silva, que responde pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
Nessa edição os participantes discutirão ‘O papel do Judiciário na implementação de políticas públicas de enfrentamento da violência contra mulheres e meninas’. Na palestra ‘A participação das mulheres no Poder Judiciário, avanços e desafios’, a conselheira do CNJ Salise Monteiro Sanchonete dividirá a palco com a juíza Mariana Yoshida.
Dentre as oficinas que resultarão em enunciados do Fonavid, as juízas Jacqueline Machado e Helena Alice Machado Coelho responderão pelos debates de medidas protetivas e tema cível. No painel em que se debaterá a ‘Articulação interestadual e implementação de políticas públicas’, a juíza Jacqueline Machado responderá pela coordenação.
Na verdade, o Fórum reúne juízes de todo o país que estão engajados no enfrentamento à violência de gênero e objetiva promover a troca de experiências, o aprimoramento profissional e a disseminação de boas práticas.
Antes de iniciar o Fonavid, houve uma reunião do Colégio dos Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário (Cocevid) em que foi eleita a nova comissão executiva, que será presidida pelo Des. Álvaro Kalix Ferro (TJRO) e criadas oito comissões temáticas.
Secretaria de Comunicação