Presidente do TCE-MS participa da abertura do XIX Encontro Nacional de Controle Interno
Durante dois dias serão debatidos temas atuais e de grande importância para a sociedade como tecnologia, saúde mental, equidade de gênero, alterações nos processos licitatórios e Lei Anticorrupção
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, participou na manhã desta quarta-feira, 20 de setembro, da abertura do XIX Encontro Nacional do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). A instituição congrega diversos órgãos de controle interno do Brasil visando o fortalecimento da atividade, o combate à corrupção, além de ampliar a transparência, o controle social e gerar serviço público com efetividade, respeitando os princípios da administração pública.
“Mato Grosso do Sul recebe um presente inigualável. Hoje teremos uma aula de excelência, um aprendizado que representa um avanço muito grande e que vamos poder transmitir aos nossos jurisdicionados”, afirmou o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos.
O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, agradeceu a presença e parceria constante do conselheiro Jerson Domingos, presidente do TCE-MS, ressaltando “o desafio de realizar um encontro dessa envergadura que muito vai agregar em conhecimento para todos os participantes”.
O encontro, promovido pela Controladoria-Geral do Estado de MS, em conjunto com a Controladoria-Geral de Campo Grande, está sendo realizado no auditório do Bioparque Pantanal e conta com a presença de representantes de órgãos de controle interno das esferas federal, estadual e municipal.
Durante dois dias serão debatidos temas atuais e de grande importância para a sociedade como tecnologia, saúde mental, equidade de gênero, alterações nos processos licitatórios e Lei Anticorrupção. Este ano, o tema principal é o “Controle Interno Contemporâneo: O futuro é agora!”.
“Temos que, cada vez mais, buscar melhoria de processo e esse grupo dá uma grande contribuição para que tenhamos mais eficiência na administração pública. Trazer esse encontro nacional para Mato Grosso do Sul reflete um pouco da valorização que damos para área de compliance”, destacou o governador do Estado, Eduardo Riedel, presente a abertura do Encontro.
João Batista, controlador-geral do município de Campo Grande, destacou a importância do controlador interno. “Eu sou do Tribunal de Contas e estou cedido para o município de Campo Grande, mas continuo com o mesmo trabalho que é dar auxílio ao controle interno dos jurisdicionados, principalmente dos municípios pequenos. O controle interno é o coração da gestão; o controlador é um facilitador para o gestor, ele não deixa que os problemas cheguem até o gestor sem a solução, é um anjo da guarda que não deixa o gestor errar”.
Conaci
O objetivo do colegiado é estabelecer diretrizes de atuação e promover o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações para fortalecer o controle interno dos processos, programas e atividades governamentais e contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população pela União, pelos Estados e pelos Municípios.
Veja abaixo a programação do evento:
XIX Encontro Nacional – Controle Interno Contemporâneo: O futuro é agora!
1º dia – 20 de setembro
9h às 9h45 Abertura
9h45 às 10h45 – Palestra de abertura – O profissional inovador e digital para um futuro que já começou!
Palestrante: Martha Gabriel (Escritora, Professora e Futurista)
11h às 11h45 – Aprimore o seu dia a dia com ferramentas práticas de tecnologia
Palestrante: Wesley Vaz (TCU)
11h45 às 12h – Entrega de Comendas Honra ao Mérito
12h às 14h almoço
14h às 15h – 10 anos da LAC: conquistas e perspectivas para o enfrentamento da corrupção.
Debatedores: Alexandre Falcão (Secont-ES); Marcelo Pontes Vianna (CGU); e Thalita Abdala (CGM-SP)
15h às 16h – ESG na prática: um olhar necessário para o Meio Ambiente
Debatedores: Edmar Camata (Conaci); Maria Dominguez (Transparência Internacional); Paulo Antunes (MS Ambiental); Robson Del Casale (Fiems);
16h às 16h30 coffee break
16h30 às 17h30 – Saúde Mental e Trabalho: reflexões sobre nossa individualidade e qualidade de vida!
Palestrante: Alexandre Coimbra Amaral – Escritor e Psicólogo
18h encerramento
2º dia – 21 de setembro
9h30 às 9h45 – Impulsionamento do Livro Mulheres no Controle.
9h45 às 11h – Debates necessários sobre Políticas de Equidade nas Instituições.
Debatedores: Margareth Goldenberg (Professora no tema diversidade, equidade e inclusão); Stella Maria Vaz (Coordenadora do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal); Débora Severino (Secretária-Executiva Conaci); Francisco Netto (Vice-Presidente Conaci até jun/23)
11h às 12h – Atuação em rede de municípios para o fortalecimento estratégico na gestão pública.
Debatedores: Rodrigo Fontenelle (Conaci); Wesley Matheus (Banco Mundial); Marisa Zikan (CGE-SC); Henrique Farinon (IGCP) a confirmar
14h às 15h – Nova Lei de Licitações: Governança e Planejamento das Contratações Públicas.
Debatedores: Érika Lacet (Conaci); Flávio Cabral (PGFN); Andréa Soares (Professora Especialista em Contratações Públicas);
15h às 16h – O Auditor do Futuro: caminhos percorridos e tendências.
Debatedores: Karen Teles (CGU); Marcus Braga (MEC); e Rodolfo Serrano (CGE-PB)
16h às 16h30 Coffee break
16h30 às 17h30 – Importância da adequação à LGPD: onde estamos e para onde vamos?
Palestrante: Rodrigo Pironti (Sócio Fundador e CEO da Pironti Advogados)
Debatedora: Cristina Cardoso (AGE-BA)
18h encerramento
Por TCE/MS